ESPECIALIZAÇÃO 2022

NEUROCIÊNCIA E A EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

AULAS PRESENCIAIS*

Programação 26/03/2022 a 28/10/2023
Carga Horária360h
CategoriaPós-Graduação
ModalidadePresencial
ÁreaEducação
Taxa de matrícula
R$ 150,00
18 x R$ 540,00

Sobre

A pós-graduação em NEUROCIÊNCIA E A EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, resulta da experiência pedagógica sensível, referente as demandas emergentes da sala de aula, onde os estudantes apresentam formas e tempos diferenciados de aprendizagem. Como corresponder a essas demandas de forma proativa, atenta e efetiva? Essa indagação certamente é corriqueira, pois o professor, mediador, precisa ser instrumentalizado a trabalhar com essas diversidades na forma e tempo de aprender dos estudantes, bem como, um ensino significativo e transformador. Um desafio, mas que se torna, bastante possível, ao aproximar o docente e profissionais do campo educacional, ao contexto do funcionamento cerebral, suas potencialidades e plasticidade cerebral.


INSTITUIÇÃO NOTA MÁXIMA NO MEC   - ⭐⭐⭐⭐⭐

  • Curso com Selo de Qualidade UniBrasil;
  • Curso com certificação válida nacionalmente (MEC).
  • Curso PRESENCIAL com opção de acompanhamento REMOTO (ao vivo).
  • 80% presencial e 20% à distância (Ambiente Virtual de Aprendizagem).
  • Módulos ministrados por profissionais com ampla experiência teórica e prática.
  • Enfoque nas Metodologias Ativas para o processo ensino-aprendizagem.
  • Neurociência como diferencial para atuação efetiva na Educação Especial e Inclusiva.
  • Professores, pedagogos, psicólogos e áreas afins, qualificados para as demandas sociais e institucionais do século XXI.


INTERATIVIDADE AO VIVO (ATÉ DEZEMBRO DE 2021)

  •  Aulas ministradas ao vivo, transmitidas remotamente pelo MS TEAMS, acessadas pelo computador ou pelo celular;
  •  Dúvidas diretamente com o professor durante as aulas.

INVESTIMENTO: 

  • 18 x R$ 540,00

_______________________________________________________

(*) Número limitado de alunos presenciais. Em atendimento ao decreto sanitário vigente.

Programação

Início previsto | Condicionado ao número mínimo de alunos matriculados

26/03/22
11:00h - 21:00h
28/10/23
11:00h - 21:00h

PROFESSORES CONVIDADOS*

  • Profa. Gisele Sotta Ziliotto

    Profa. Gisele Sotta Ziliotto

    Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná, Pedagoga com formação em Psicopedagogia, Educação Especial e em Processo Pedagógico. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: processo ensino-aprendizagem, psicopedagogia, educação especial e educação de surdos.

  • Profa. Daniele Sotta Ziliotto

    Profa. Daniele Sotta Ziliotto

    Mestre em Educação (UFPR), com especialização em Gestão Escolar e Ciência do Movimento Humano. Pedagoga e Profissional de Educação Física (Licenciatura plena), Atualmente, coordenadora e docente do curso de Pedagogia do Centro Universitário UNIBRASIL. Ministra as disciplinas de Estágio Supervisionado, Tendências Pedagógicas, Práticas pedagógicas e de Projetos comunitários.

  • Prof. Julio Cesar Luchmann

    Prof. Julio Cesar Luchmann

    Doutorando em cognição e Emoção (linha da neurociência) Graduações: Filosofia e História e graduando em Nutrição Pós em psicopedagogia/neurociência, Fitoterapia, modulação intestinal, Habilidades gerenciais Mestrado em Educação/neurociência

  • Profa. Maria Carolina Rodrigues

    Profa. Maria Carolina Rodrigues

    Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Tuiuti do Paraná, especialização em Educação Especial e Educação Inclusiva pelo Centro Universitário Internacional e especialização em Saúde e Medicina do Trabalho pela UFPR. Tem experiência no ensino fundamental – anos iniciais, sala de recursos de aprendizagem e sala de recursos multifuncional (AEE). Ministra aulas e palestras envolvendo as Tecnologias Assistivas e a Comunicação Alternativa como aliadas no processo inclusivo.

  • Profa. Marcia Regina Machado Santos Valiati

    Profa. Marcia Regina Machado Santos Valiati

    Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente - Área Neuropediatra pela UFPR, Mestre em Administração de Empresas e Recursos Humanos pela Universidad de Extremadura. Especialização em Educação Especial e Administração Pública pela FGV. Formação pelo Método Bobath e Avaliação Diagnóstica Psicoeducacional. Docente em cursos de Pós-graduação, áreas: educação especial, neurologia infantil, avaliação e desenvolvimento infantil, problemas de aprendizagem, TDAH, TEA/Autismo e Motricidade.

  • Profa. Daniele Gotardo Veloso

    Profa. Daniele Gotardo Veloso

    Mestre em Teologia pela FABAPAR. Bacharel em Fonoaudiologia pelo Centro Universitário de Maringá e especialista nas áreas de Educação Especial e Educação Bilíngue Letras/Língua Brasileira de Sinais. Atua no Ministério Eficiente (ministério para pessoas com Deficiência/Primeira Igreja Batista), suporte de acessibilidade e docente na FABAPAR. Experiências na área de fonoaudiologia, audiologia clínica e ocupacional. Intérprete de Libras educacional e eventos de grande porte

  • Profa. Eliane Regina Titon

    Profa. Eliane Regina Titon

    Mestre em Educação pela UFPR. Experiência na área da Educação Especial, Pedagogia Especializada, Avaliação Psicopedagógica, Formação de Professores em Classe Especial e Sala de Recursos e coordenadora da área de Altas Habilidades/Superdotação, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Atendimento Educacional Especializado. Pesquisadora, palestrante, pedagoga e professora de pós-graduação.

  • Profa. Maria de Fátima Joaquim Minetto

    Profa. Maria de Fátima Joaquim Minetto

    Psicóloga, Doutora e Pós Doutora em Psicologia (UFSC). Mestre em Educação e Especialista em Educação Especial (UFPR). É membro da equipe interdisciplinar do Ambulatório da Síndrome de Down do Hospital de Clínicas. Coordena o LAPEEDH/LABEBÊ (Laboratório de Pesquisas em Educação sobre o Desenvolvimento Humano) que conta com a parceria de pesquisadores da OMS, Autism Speaks, e das Universidades do EUA (Kansas), Espanha (Murcia), Portugal (Évora). Autora de materiais didático-pedagógico, artigos, livros e capítulos de livros em áreas afins. Docente

  • Profa. Marseli Nunes de Castro

    Profa. Marseli Nunes de Castro

    Mestranda na área da educação, Graduada em Pedagogia, Neuropsicopedagoga clínica, especialista em Altas Habilidades/Superdotação, Educação Especial Inclusiva e Aplicadora do PEI de Reuven Feurstein .Profissional do magistério da PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA como suporte técnico pedagógico;atuando como pedagoga especializada em DI.Profissional do magistério a 28 anos com experiência na Educação Infantil,Ensino Fundamental -série iniciais,Educação de Jovens e Adultos.Experiência como docente em vários cursos de formações .

  • Profa. Edi Marise Barni

    Profa. Edi Marise Barni

    Mestre em Educação (PUC-PR). Especialista em Psicologia (FAFIG- Guarapuava- PR), Recursos Humanos (UNIVALI- Itajaí –SC), Educação Tecnológica Superior, Tutoria em EAD, Educação Especial e Educação Inclusiva.

  • Poderá, por motivo técnico-operacional ou administrativo, substituir professor(es) do corpo docente original do Curso, sem prejuízo da qualidade deste.

Mais informações

Objetivos

Orientar profissionais da área educacional sobre conhecimentos referentes a Neurociência, compreendendo as contribuições trazidas pela mesma, como aliada no campo educacional, na perspectiva de acolher as demandas inerentes a Educação Especial e Inclusiva, frente a diversidade e singularidade dos sujeitos. O enfoque das abordagens está vinculado ao público alvo da Educação Especial e Inclusiva:

  • TEA;
  • Pessoas com deficiências intelectuais;
  • Motoras, sensoriais;
  • Altas habilidades/superdotação.
Metodologia

Foco nas Metodologias Ativas de ensino. Pauta-se no ensino predominantemente presencial, interativo, dinâmico e cooperativo. As aulas são quinzenais*, acompanhadas de Escuta Pedagógica; Aulas dialogadas; Rodas de conversa; Estudos de caso; Atividades e dinâmicas envolvendo múltiplas linguagens; Mapa mental; Estudo de Textos e apresentações com mediação docente com enfoque na metacognição. A avaliação será processual e formativa por meio de avaliação grupal, avaliação em duplas e avaliação individual.

Público alvo

Graduandos em pedagogia, psicólogos, terapeutas e demais interessados na área de educação especial e inclusiva em deficiências múltiplas.

Pré-requisitos
  • Curso PRESENCIAL com opção de acompanhamento REMOTO (ao vivo), até dezembro de 2021.
  • COVID-19: Para sua comodidade e segurança, neste momento, as aulas serão transmitidas em ambiente remoto (aulas ao vivo);
  • Computador com acesso à internet rápida  e instalação do Microsoft Teams;
  • Número limitado de alunos presenciais;
  • Ciente dos procedimentos e protocolos sanitários vigentes.
CARGA HORÁRIA E AULAS
  • O curso totaliza 360 horas e será ministrado em até 18 meses.
  • As sessões ocorrerão, quinzenalmente, aos sábados das 08h às 18h. Poderão ocorrer recessos entre as disciplinas, sem prejuízo da carga-horária total.
  • Computando 10 horas/aula, sendo 2h/aulas cumpridas à distância.

O curso atende aos termos da Resolução CNE/CES nº 1, de 6 de abril de 2018 - MEC. 

Conteúdo programático

Organizadores

  • Prof. Fabiana Neves Bertolin

    Prof. Fabiana Neves Bertolin

    Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2019). Possui Mestrado na área da Educação pela Universidade Federal do Paraná (2017). Graduada em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná (2001). Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica (2006).

Localização

  • UniBrasil Centro Universitário

    Rua Konrad Adenauer, 442 - Tarumã, Curitiba - Paraná, 82820-540
Taxa de matrícula
R$ 150,00
18 x R$ 540,00

Dúvidas? Fale conosco

Ao clicar no botão ao lado, você aceita os Termos de Uso e as políticas de Privacidade e Cookies da EngagED.